Precificação de serviços em 6 passos: lucratividade e preço justo
Desvende os segredos da precificação de serviços para definir preços justos e lucrativos.
Definir um preço justo e lucrativo, para os seus serviços, é o sonho de muitos profissionais, não é mesmo? Por isso, dominar a precificação de serviços é essencial!
Afinal, há uma série de fatores que influenciam essa definição, como valor percebido pelo cliente, concorrência, custos, expertise do profissional e muito mais.
Então, como fazer uma precificação correta, justa e lucrativa?
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, então continue a leitura e confira como fazer a precificação de serviços de 6 passos!
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Desafios da precificação de serviços
Com toda a certeza, precificar serviços não é uma tarefa fácil!
Em primeiro lugar, porque os serviços são intangíveis e, por isso, difíceis de quantificar.
Além disso, o valor percebido do serviço pode variar, significativamente, entre os clientes, assim como os custos e a demanda.
Por fim, ainda temos a concorrência, as mudanças do mercado e as questões de sazonalidade.
Sendo assim, o primeiro passo para definir um preço justo e lucrativo para os seus serviços é superar os desafios da precificação.
Mas como fazer isso? Veja algumas dicas a seguir!
Diferencie o seu serviço dos demais
Como o serviço é algo intangível, pode ser difícil demonstrar o seu diferencial e o valor agregado para os clientes.
Por isso, investir em uma boa comunicação e em um atendimento de qualidade é essencial.
Além disso, também é importante ter uma proposta de valor clara e convincente!
Adeque o preço ao público-alvo
Para isso, você precisa, acima de tudo, conhecer bem o seu público-alvo, entendendo suas necessidades, expectativas, preferências, condições de pagamento, etc.
Dessa forma, será possível definir um preço atrativo para os seus clientes e que esteja de acordo com a sua margem de lucro.
Cuidado com a rentabilidade do negócio
Você não pode correr o risco de cobrar um preço menor do que é necessário, para cobrir seus custos, e manter o seu negócio saudável.
Por isso, calcule bem os seus custos e defina corretamente a sua margem de lucro!
Além disso, monitore constantemente o seu fluxo de caixa e o seu ponto de equilíbrio, a fim de garantir que suas receitas sejam suficientes para cobrir as despesas.
Acompanhe as mudanças do mercado
Como você já sabe, o mercado de serviços é dinâmico e competitivo, por isso, você precisa estar atento às tendências, às novidades, às oportunidades e às ameaças que podem afetar o seu negócio.
Além disso, também é necessário analisar a sua concorrência e o seu público-alvo, para ajustar o seu preço de acordo com a demanda e a oferta.
Quais as 3 principais formas de precificação de serviços?
Agora que você já sabe quais são os desafios da precificação de serviços e como superá-las, podemos conhecer as formas de precificar.
As três principais são:
1- Precificação por hora:
Precificar, com base na hora, pode ser interessante, principalmente para empresas de consultoria.
Aqui, o valor da hora garante uma taxa de retorno sobre o tempo real que se gastou no serviço.
2- Precificação fixa:
É comum que algumas empresas prefiram cobrar um valor fixo.
No entanto, isso pode ser um problema, pois você pode definir um preço fixo e, quando começar o serviço, perceber que precisa de mais tempo e recursos para a conclusão.
3- Preços variáveis:
Nesse modelo, os preços variam de acordo com o cliente, o tipo de serviço ou com a negociação.
Mas, atenção: cuidado para não acabar cobrando muito de um cliente e pouco de outro, pois isso pode afetar a integridade da sua empresa.
Como fazer a precificação de serviços?
Finalmente, podemos partir para o passo a passo simples de como fazer a precificação de serviços. Veja:
1- Calcule seus custos:
Faça um levantamento de todos os custos associados à prestação do serviço. Isso inclui tanto os custos diretos quanto os indiretos.
2- Defina sua margem de lucro:
A margem de lucro é a porcentagem de lucro que você deseja obter em cima do custo do serviço.
Para defini-la, considere os custos, seus objetivos financeiros, o valor agregado, seu posicionamento no mercado, etc.
3- Entenda o valor percebido pelo cliente:
Pesquise e entenda quanto o cliente está disposto a pagar pelo seu serviço, considerando os benefícios oferecidos, as soluções obtidas, os resultados, as emoções, etc.
Assim, você pode ajustar o seu preço, de acordo com o valor percebido pelo cliente.
4- Considere a concorrência:
Quem são seus concorrentes? O que eles oferecem de diferente? Quais são os preços praticados?
Avalie todos os fatores importantes para definir o seu grau de competitividade.
5- Escolha uma estratégia de precificação:
Com base nas informações coletadas, escolha a estratégia de precificação que melhor se adapte ao seu negócio.
6- Teste e ajuste o preço:
Por fim, teste o preço e faça ajustes, conforme necessário, observando a reação dos seus clientes, a aceitação, a conversão, a satisfação e a fidelização.
Conte com a Precisão X Contabilidade para facilitar sua precificação!
Como vimos, a precificação de serviços é uma tarefa complexa, que requer um entendimento de custos, valor do cliente, concorrência e muito mais.
Mas, com uma abordagem estratégica, você pode definir preços que maximizam a lucratividade e oferecem um preço justo para o cliente.
Por isso, conte conosco, da Precisão X, para facilitar esse processo!
Com a nossa expertise em contabilidade para prestadores de serviços, vamos ajudá-lo a definir um preço justo e lucrativo.
Entre em contato conosco e saiba mais!